Angical: Prefeito Gilsão e Governador Rui Costa inauguram sistema de abastecimento de água de Missão do Aricobé.

Publicado em: 01/8/2017

Foi inaugurado na última sexta-feira, 21, no Distrito de Missão do Aricobé, município de Angical, o Sistema integrado de abastecimento de Água. A cerimônia contou com a presença do governador do estado da Bahia, Rui Costa, Prefeito Gilsão, Deputados Estaduais, Marcelo Nilo e Antônio Henrique Junior, Deputado Federal, Cacá Leão, Secretários de Estado, vereadores e Secretários Municipais.

O Sistema de abastecimento de Água vai beneficiar mais Cinco mil pessoas no munícipio de Angical, passando pelas comunidades de Brejo de Missão, Brejão, Aricobé, Lontra, Riachão de Aricobé e o Distrito de Missão. Na oportunidade, o Prefeito Gilsão, agradeceu o governador pelo empenho e os investimentos na implantação do sistema de água tratada e, aproveitou para fazer diversas cobranças para vários setores do município. Gilsão entregou ao governador uma lista com várias demandas, entre elas, a reforma do mercado do Distrito de Missão de Aricobé, reforma e emancipação do anexo da Escola Aparício José da Silva, implantação do sinal de telefonia móvel em Missão, aquisição de novas ambulâncias e a substituição da viatura da Policia Militar, pois atualmente o município é atendido com veículo modelo Spin, que não consegue chegar a todas as localidades da zona rural. O prefeito pediu ainda a recuperação da BA 447 e 465, que liga Barreiras a Missão, pavimentação asfáltica da Avenida Márcio Cardoso na sede do município e da estrada que liga Missão a cidade de Cotegipe.

Em seu discurso o prefeito Gilsão, falou da felicidade e da consolidação de um dos maiores sonhos daqueles moradores.

¨Quero agradecer de coração ao Governador do Estado, Rui Costa, pela implantação do sistema de água do Distrito de Missão e das comunidades vizinhas. Um projeto que foi iniciado ainda no meu primeiro mandato, com apoio do Deputado Estadual, Marcelo Nilo e do saudoso Deputado Federal, Zezéu Ribeiro. Estou muito feliz em poder ter contribuído para a realização deste sonho e, agora está aqui com o governador inaugurando essa obra¨, disse Gilsão.

Entrega de certificados

Ainda em Missão, Rui visitou o anexo do Colégio Estadual Aparício José da Silva e entregou dois tratores para pequenos produtores da região. Segundo ele, a meta do Governo do Estado é aumentar a produção dos agricultores familiares. “Estamos investindo nesses certificados ambientais e tratores porque se essas 3 milhões de pessoas que vivem da agricultura familiar na Bahia começarem a produzir mais e ganhar mais, elas vão gastar esse dinheiro no comércio, que vai contratar mais gente, girando a roda da economia. É por isso que estamos investindo mais de R$ 300 milhões em apoio à agricultura familiar”, afirmou o governador.

Obrigatório para todos os imóveis rurais, o CAR busca compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A partir de dezembro de 2017, ele passa a ser exigido pelas instituições financeiras para a concessão de crédito agrícola. O registro gratuito, de natureza declaratória e obrigatória, constitui o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA).

Na ocasião, Rui destacou que abastecimento e saneamento são compromissos do Governo do Estado. “Eu assumi o governo em 2015 e criei uma secretaria somente para cuidar desse assunto. Esta obra que entrego aqui hoje não é barata. São 29 milhões em investimentos, mas são recursos muito bem aplicados. Água é sinônimo de vida e de saúde”.

Morador de Missões do Aricobé, o produtor rural Abraaão da Cruz Costa, 69 anos, lembrou da vida antes do sistema de abastecimento. “A gente buscava a água de charrete e levava quase duas horas. Muita gente não ia buscar por medo. Meu cavalo é treinadinho, ele descia com três galões de água. A gente guardava porque não podia beber qualquer água. Agora melhorou, a água chega na torneira”. Enquanto dona Balduína Pereira, 60 anos, comentou sobre a nova rotina. “A gente acorda cedo, escova o dente e faz logo o cafezinho. Água é tudo, é vida. Depois vai lavar roupa e arrumar a casa”.

Também moradoras do povoado, as amigas adolescentes Emanuelle Silva, Vitória Trindade e Yasmin Santos conhecem a importância da água tratada. “A gente precisa disso em casa para tomar banho, lavar louça. Sem água em casa a gente não pode fazer nada”, contou Emanuelle. “Se a gente beber água contaminada pode pegar uma doença, pode pegar vermes”, acrescentou Vitória.