Angical: IV Conferência de Educação foi marcada pela participação popular

Publicado em: 30/11/2021

Os participantes debateram o tema “Em defesa da democracia, da diversidade e da educação pública com participação popular”.

Ascom

A prefeitura de Angical através da Secretaria de Educação realizou a IV Conferência Municipal de Educação, na sexta-feira (26), com o tema “Em defesa da democracia, da diversidade e da educação pública com participação popular”.

Com expressiva participação dos profissionais de educação de Angical, pais, representantes dos Poderes Legislativo e Executivo e, comunidade em geral durante a Conferência foi destacada a atual realidade brasileira na luta pelo direito a educação e as recomendações do Plano Estadual de Educação – PEE e Plano Nacional de Educação do decênio subsequente.
Bem como, o debate, a análise e articulação sobre os ajustes das políticas educacionais necessários no município, com a meta de avaliar e revisar o Plano Municipal de Educação e refletir sobre o novo Plano Nacional de Educação 2024 – 2034.

O secretário municipal de Educação, Joacy Nascimento, falou sobre a responsabilidade de implementar as metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação. “Temos um grande desafio pela frente e precisamos da contribuição de todos nessa fase preparatória e democrática de construção do Plano Municipal de Educação. Esse é o momento de levar em consideração, principalmente, as necessidades específicas da educação de Angical, pois as propostas elaboradas aqui serão levadas à Conferência Estadual e posteriormente para a Nacional”, pontuou o secretário.

Para a doutora em educação e palestrante do evento, Anatália Oliveira, a escola é um espaço público de participação popular e está comprometida com o desenvolvimento municipal e regional. “A Conferência é um marco histórico no município de Angical pelo seu caráter político de participação popular, de envolvimento social, de compromisso das pessoas em contribuírem e colaborarem no sentido de avaliarem as políticas públicas e de se colocarem como proponentes de ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Penso que uma atividade como essa motiva e faz com que pessoas acreditem que mudanças são necessárias e são possíveis pela participação de todos”, afirmou.

Sempre presente, o prefeito de Angical Emerson Mariani (Mezo), participou da IV Conferência de Educação, agradeceu aos professores pelo trabalho diário e ressaltou sobre o espaço democrático que o seu governo tem proposto no município. “Com a Conferência definimos o futuro da educação de Angical. Aqui é um espaço democrático onde temos a participação de todos e é isso que o nosso governo propõe, democracia, onde as pessoas discutem, acolhem e definem o futuro do nosso município. Essa era uma das nossas propostas de governo e estamos cumprindo passo a passo cada uma”, disse Mezo, que destacou ainda, a eleição para diretor escolar de Angical.

“Com a eleição para diretores escolares municipal mostramos mais uma vez que nosso governo é participativo e democrático. Mantendo e cumprindo a lei em nosso município”, concluiu Mezo.