Centro de Saúde de Angical será referência em atendimento a síndrome gripal

Publicado em: 09/7/2020

A Prefeitura de Angical, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a toda a população que o Centro Municipal de Saúde, será local referência para atendimento de síndrome gripal e casos de suspeição leves de Coronavirus. A Prefeitura busca também neste momento, encontrar um imóvel para ser alugado que possa oferecer uma infraestrutura adequada para implantar o serviço, podendo assim, ofertar o atendimento em uma área totalmente restritiva e exclusiva.

A unidade será adequada e terá espaços e equipe exclusiva para atendimento destas patologias. A decisão se dá após a aprovação do cadastro realizado junto ao ministério da saúde, onde o município será contemplado com incentivo financeiro para a montagem da estrutura, no valor de 60.000 reais por mês, durante três meses, podendo ser prorrogado caso necessário.

Neste primeiro momento, a Secretaria de saúde fará adaptação do local, ajustando os espaços e disponibilizando uma ala exclusiva para o atendimento das pessoas que apresentarem sintomas gripais. O atendimento será iniciado após o repasse ser creditado na conta do municnípio. O ministério da Saúde ainda não definiu data exata para o envio do recurso.

Além da estrutura que será montada no Centro de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU disponibilizou uma ambulância exclusiva para atendimento de casos suspeitos, que vierem a surgir e precisar serem transportados para o Centro de Referência Regional em Barreiras (Hospital Municipal Eurico Dutra).

Conforme cadastramento de interesse, realizado no sistema e-gestor, Angical tem seu nome incluído no primeiro lote dos municípios baianos em portaria que credencia temporariamente o município a receber incentivo financeiro referente a um Centro de atendimento para o enfretamento da Covid-19.

Conforme a portaria que consta no CNES do estabelecimento de nº 3017028 que é do Centro de Saúde de Angical, unidade essa que cumpri mais do que o mínimo dos requisitos preconizado em portaria. Embora atualmente os atendimentos de síndrome gripal estão sendo realizados em todas as unidades básicas o Centro de Saúde será adequado para tais atendimentos por 24 horas dia, além das outras comorbidades.

O município ainda não recebeu o incentivo financeiro que de acordo portaria será na ordem de 60.000,00 por três meses totalizando 180.000,00, podendo ser prorrogado ou não.