Prefeitura de Angical realiza prestação de contas do 2º Quadrimestre de 2021

Publicado em: 25/10/2021

Ascom Angical

A Audiência Pública do 2º Quadrimestre de 2021 de Angical aconteceu na manhã de sexta-feira (22), em cumprimento ao parágrafo 4.º do artigo 9.º da Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

A audiência foi realizada na Câmara de Vereadores com a participação do Controlador Interno Natalino Ribeiro dos Santos, do mediador Laurenço Júnior, do Contador João Ferreira dos Santos, vereadores da Casa e secretários administrativos. Devido aos protocolos de segurança contra o Coronavírus também foi transmitida online para a população, promovendo assim, a transparência das informações.

“A audiência Pública é importante não somente para demonstrar a avaliação das metas fiscais do município de Angical, como também trazer para a população tudo que está acontecendo dentro da gestão do governo municipal. Fizemos a primeira audiência pública há três meses e agora estamos fazendo a segunda para tornar transparente o que está sendo feito no município. O prefeito Mezo preza pela transparência, por colocar tudo que está sendo feito de fato e de verdade diante da população”, pontuou o mediador, Laurenço Júnior.

Por meio de demonstrativos a utilização dos recursos públicos e aplicação de receitas e despesas dos últimos meses da gestão do prefeito Emerson Mariani foram apresentadas à comunidade.
De acordo com os dados apurados na Execução Orçamentária do 2º Quadrimestre de 2021, o município de Angical cumpriu com os índices determinados da Constituição Federal e com o índice das Metas da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.

Para cumprir com as demandas da educação, uma das pastas que apresentavam mais necessidades, foi aplicado o valor de R$ 4.168.432,12, com a comprovação dos investimentos realizados em benefício da população. O destaque vai para a pasta da saúde com investimento de R$ 3.828.891,24, o que representa um grande avanço no acesso e na qualidade dos serviços prestados pelo município no âmbito da Saúde da Família. No 2° Quadrimestre de 2021, Angical foi avaliado com índice de 6,49 no Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde, o dobro da avaliação obtida no 3º Trimestre de 2020. Em relação à contratação de pessoal houve redução em relação ao 1º Quadrimestre de 2021, pontuando 53,97% e mantendo-se dentro do limite prudencial.

“O prefeito Mezo faz questão de deixar bastante transparente como está sendo a realização do seu trabalho e hoje a gente se encontra para cumprir a exigência da Lei de responsabilidade Fiscal, que é apresentar a todos os angicalenses as metas fiscais, em tempo que a população tem para avaliar como o prefeito trabalhou no segundo quadrimestre conforme o que preconiza a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município. É importante que a comunidade fique sabendo, por que o governo existe para servir a comunidade”, concluiu o Controlador Interno, Natalino Ribeiro dos Santos.