Prefeitura de Angical realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado em: 18/8/2021

Um dia especial com o objetivo de discutir a Assistência Social a nível municipal, estadual e federal, além de fortalecer o SUAS.

A Prefeitura de Angical por meio do Conselho Municipal de Assistência Social e com o apoio da Secretaria de Assistência Social  promoveu no dia 11 de agosto a IX Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, com início às 09h00 e encerramento as 14h00, no formato presencial cumprindo todas as normas de segurança orientadas pelas autoridades de saúde.

Esta Conferência constituiu-se em instância que tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Seu objetivo foi analisar propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger os representantes para a Conferência Estadual de Assistência Social. Além de discutir a Assistência Social a nível municipal, estadual e federal para o fortalecimento do SUAS.

A Conferência de Assistência Social realizado no  município de Angical, foi convocada através da Resolução do Conselho Municipal de Assistencia Social (CMAS) Nº 7 e o Decreto do Executivo Municipal nº 597/2021, publicado do Diário Oficial de 22 de julho de 2021.

Compuseram a mesa o prefeito Emerson Mariani (Mezo), o vice Prefeito Antonio Neto a secretária de Assistência Social, Engracia Carvalho, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Eliane Barros, Gilmar Nascimento presidente da Câmara de Vereadores e a primeira Dama Monica Maria.

Também marcaram presença, vereadores, o ex-prefeito Paulo Henrique, Maria Teresa, Drª. Lívia, secretários municipal, servidores e beneficiários dos programas sociais.

Com o tema: “Assistência Social direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar a desigualdades e garantir proteção social”, a conferência foi organizada sob cinco eixos temáticos norteadores da mesma, sendo eles: Proteção Social não contributiva, Financiamento e orçamento como instrumento de compromisso, Controle social, Gestão e acesso a  segurança sócio assistenciais e Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergenciais”.

As discussões em tornos dos temas já havia sido pré-estabelecidos em uma pré-conferencia realizada em julho e teve uma boa participação com o objetivo de estabelecer metas que irão propor melhorias aos programas da assistência social do município.

Delegados que irão representar o município na Conferência Estadual:

Antônio Carlos Souza Matos – Titular, Edicleide de Souza Miranda Carvalho – titular e representante da Secretaria de Educação, Gislaide Aparecida dos Santos Oliveira – titular e representante da Secretaria de Assistência Social e Agnaldo de Paula Carvalho – suplente, representando a sociedade civil.

A IX Conferencia Municipal de Assistência Social foi marcada pela organização e comprometimento dos atores envolvidos.

O prefeito Mezo afirmou ainda, “A realização da conferência foi de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, é por meio dela que iremos avaliar a situação da Assistência Social do município de Angical, e podermos propor diretrizes para o seu fortalecimento”, esclareceu.