PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICAL DISCUTE MEDIDAS SOBRE POLUIÇÃO SONORA

Publicado em: 28/4/2023

Ações de prevenção e repressão da poluição sonora no Município de Angical, este foi o tema central de reunião que aconteceu nesta sexta-feira (28), na Sede da Prefeitura Municipal de Angical. A poluição sonora é o excesso de ruídos que afeta a saúde física e mental da população.

O objetivo da reunião foi discutir ações e medidas para o controle da poluição sonora visando coibir o alto nível de decibéis provocado pelo barulho constante proveniente de atividades que perturbam o silêncio ambiental.

Além disso, também foi discutida ações como, capacitação dos servidores e policiais militares para atuarem na fiscalização das operações que serão efetuadas; realização da sessão especial na Câmara de Vereadores, dando conhecimento a população das ações de prevenção e repressão da poluição sonora que serão tomadas no município; assim como ações educativas com expedição de panfletos, palestras escolares, blitz educativas, expedição de decreto limitando o uso de sons em geral no âmbito do município, regulamentando inclusive potência e horário de duração dos eventos autorizados, bem como o uso de sons no ambiente domiciliar e outros por ventura existentes.

A poluição sonora é considerada crime ambiental. Segundo dados da OMS, a poluição sonora é considerada uma das que mais afeta o meio ambiente, perdendo apenas para a poluição do ar e da água.

Participaram da reunião, o Prefeito Emerson Mariani Dias, Jotair da Silva Ferreira, secretário de meio ambiente, Monica Maria Rodrigues das Chagas, Secretária de Administração Interina, os vereadores Carlos da Rocha e Silva, Gilmar Nascimento da Paixão, Décio Freire Coité Filho, o Major da Policia Militar Marcus Vinicius Oliveira Côrtez, Capitão da Policia Militar Eritâno Medeiros Alves, Técnico Ambiental  Judson Almeida dos Santos, e a Procuradora do Município, Lívia Maria Chrisóstomo Ferreira.