Prefeitura Municipal de Angical realiza V Conferência Municipal de Saúde 2023

Publicado em: 31/3/2023

A Prefeitura Municipal de Angical, através da Secretaria de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 30, no Condomínio Teotônio e Bainha, a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”. A Conferência é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento contou com a participação do Vice Prefeito, Antônio Neto, da Primeira Dama e também Secretária de Finanças, Mônica Maria Rodrigues das Chagas Dias, secretário de saúde, Vanilton Ferreira; secretária de Assistência Social, Engracia Carvalho, Secretário de Meio Ambiente, Jotair Ferreira, Diretor de Cultura, Ronaldo Gomes, Secretária de Educação Suzete Dias, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Angical, Ivanildo da Cruz,  comunidade Indigena Atikun, profissionais em saúde e populares.
Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivanildo da Cruz a conferência é um importante espaço de discussão, de esclarecimento sobre políticas públicas em vigor e de planejamento. “A participação da população no processo de construção da política  da saúde é fundamental. A conferência tem um importante papel no fortalecimento da cultura democrática e da participação, e a partir disso são estruturadas políticas públicas que ao mesmo tempo respeitem as questões técnicas de financiamento mas também sobretudo as questões relacionadas com a prevenção e promoção a saúde”, afirma.
Segundo o Secretário de Saúde Vanilton Ferreira,” a conferência deve contribuir para a melhoria da saúde em Angical, a gente fica muito feliz de participar dessa conferência, que é muito importante porque as discussões desses dias de trabalho serão norteadoras de toda a assistência do Sistema Único de Saúde dentro de Angical. Esse trabalho é extremamente importante porque ele nasce de muitas cabeças, muitas mentes que podem contribuir não só para buscar as soluções, mas também para efetivá-las da maneira que for melhor para a população”, destacou.