Prefeitura de Angical realiza prestação de contas do 3º Quadrimestre de 2021

Publicado em: 18/2/2022

Foram apresentados os demonstrativos da utilização dos recursos públicos e aplicação de receitas e despesas.

Ascom Angical

A Audiência Pública do 3º Quadrimestre de 2021 de Angical aconteceu na manhã de quinta-feira (17), em cumprimento ao parágrafo 4.º do artigo 9.º da Lei Complementar 101, de 04 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.
A audiência foi realizada na Câmara de Vereadores com a participação do Controlador Interno Natalino Ribeiro dos Santos, do mediador Laurenço Júnior, do Contador João Ferreira dos Santos, vereadores, secretários administrativos e participação da população.
“O governo Mezo através dessa audiência pública apresenta de forma clara e transparente os resultados das metas fiscais, por meio de dados contábeis conforme preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal do ano de 2021. A presença da comunidade é muito importante, ninguém melhor do que ela para estar inteirada das ações do governo”, disse o controlador fiscal do município, Natalino dos Santos.
Por meio de demonstrativos a utilização dos recursos públicos e aplicação de receitas e despesas no ano de 2021 da gestão do prefeito Emerson Mariani foram apresentadas à comunidade também por meio de transmissão online, promovendo assim, a transparência das informações.
De acordo com os dados apurados na Execução Orçamentária do 3º Quadrimestre de 2021, o município de Angical cumpriu com os índices determinados pela Constituição Federal e com o índice das Metas da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.
A atual gestão encerrou o ano de 2021 com um superávit de R$6.444.425,42, o que significa um resultado positivo e equilibrado nas contas dos cofres públicos. Ressaltando que nesse mesmo período foi realizado o pagamento de dívida de longo prazo referente a gestões anteriores no valor de R$2.580.298,18. Sem quitar esse montante o município fica impedido de dar andamento nas ações administrativas.
Para cumprir com as demandas de todos os setores foi gasto o valor de R$42.282.644,23, com a comprovação dos investimentos realizados em benefício à população. Destaque para as ações financeiras da pasta de Educação com aplicação de 27,7% dos recursos próprios e de transferências, o que corresponde a R$7.930.972,26, resultando em um superávit que possibilitou o pagamento do 14º salário aos professores.
A saúde também recebeu investimentos que garantiram o acesso da população e a qualidade dos serviços prestados pelo município, com aplicação do percentual de 21,89%, correspondente a R$5.895.747,31.
“Estamos mostrando à população de Angical como se trata o dinheiro público, como se administra com clareza, mostrando que com seriedade vamos conseguir muitos benefícios para o município”, pontuou o prefeito Emerson Mariani (Mezo).
No segundo momento da audiência Pública os secretários das pastas de Infraestrutura, Saúde, Educação, Assistência Social e Administração realizaram uma apresentação das ações no município. Todas as informações apresentadas na Audiência estão disponíveis no portaldatransparencia.angical.ba.gov.br e https:angical.ba.gov.br