Angical: Plano de ação garante segurança na volta às aulas

Publicado em: 17/9/2021

Jayme Modesto R-ABJ 3560

A Prefeitura de Angical por meio da Secretaria de Educação, não mediu esforços na construção de um amplo planejamento de retomada a volta às aulas presenciais e semipresenciais nesta terça-feira (14), para garantir a segurança do corpo docente e discente além de outros profissionais envolvidos a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando com as equipes da SME e das Unidades de Ensino, planejando e preparando os Planos de Volta às Aulas, de acordo com as estratégias sanitárias e pedagógicas que foram colocadas em práticas logo no primeiro dia.

Em entrevista o secretário de Educação Joacir, fez uma ampla explanação dos preparativos do retorno às aulas. “A Educação é uma das áreas mais afetadas pela pandemia. A possibilidade de um retrocesso gigantesco na escolarização dos alunos é preocupante. O foco precisa estar dirigido, prioritariamente, à resolução de problemas, com o intuito principal de amenizar os impactos negativos deixados pelo distanciamento social e escolar. Estamos preparados para esse retorno dos estudantes e funcionários às escolas. Prontos para fazer o que precisa ser feito. Lembrar que não estaremos voltando de férias estamos voltando de algo que ainda não tínhamos passado, distanciamento, isolamento social, reclusão domiciliar, estresse e ansiedade.

Estamos preparados para nos aproximar dos alunos, das famílias e dos profissionais. Proporcionar tempo, ambiente e recepção adequados à reentrada e ao reencontro na escola. Praticar a empatia com os mais ansiosos e com os que estejam em processo de estresse pós-traumático. Monitorar o período de adaptação à nova realidade Pós-Covid. Foi preciso modificar toda a estrutura e toda rotina administrativa e pedagógica educacional para enfrentamento do cenário deixado pela pandemia que desestabilizou o mundo, a economia, o sistema de saúde e a educação, precisamos estar preparados para lidar com as adversidades que ficarão latentes por muito tempo ainda na nossa vida, e isso só será possível se permanecermos unidos. Ainda não temos certeza de quando o vírus deixará de fazer parte do nosso contexto social e nem sabemos quais são as melhores formas de lidar com o rastro de destruição que a pandemia fez.

É preciso esclarecer a todos que esse retorno conta com todos os protocolos de biossegurança, previamente planejado pela Secretaria Municipal de Educação.

Os estudantes são entregues pelos pais na entrada da escola e recebidos pelos agentes de portaria ou outro funcionário designado para a função, que adota os seguintes procedimentos: aferição da temperatura, orientação sobre o uso da máscara, higienização dos pés/calçados por meio do tapete sanitizante e higienização das mãos. Por medida de segurança, os pais não entram na escola.

Cada estudante é direcionado para a sua sala de aula, é orientado pelo professor a obedecer o distanciamento social previamente organizado com os adesivos nas carteiras escolares. Durante a permanência dos estudantes nas instituições de ensino a escola trabalha para conscientizá-los sobre os protocolos de biossegurança adotados pela Secretaria Municipal de Educação, mostrando os lavatórios instalados nas escolas, dispensers de sabonete líquido e de álcool em gel, cartazes, adesivos e demais protocolos de segurança.

“Agradecemos a compreensão e confiança dos pais, mães e responsáveis que estão nos dando a honra de receber cada um dos nossos estimados estudantes. Em tempo, agradecemos também os nossos gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e agentes de portaria pela dedicação e compromisso com a qualidade da nossa educação”.

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória.”