Moradores das localidades de Tauá, Araguaia, Covi e Junco de Missão recebem atendimento itinerante de saúde

Publicado em: 22/6/2022

A Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira, 21, mais um atendimento itinerante de saúde, e desta vez os serviços foram levados para a região do Distrito de Missão de Aricobé, onde moradores das localidades de Tauá, Araguaia, Covi e Junco de Missão foram atendidos por uma equipe formada por vários profissionais. O objetivo da Secretaria é fazer com que as pessoas que moram mais distantes tenham acesso à saúde com facilidade. Dentre os serviços oferecidos estavam os de fisioterapia, terapia, psicologia, enfermagem, triagem, atendimento médico, vacinação contra a Covid-19, e vacinação de rotina, além de testes rápidos.

Atender mais e melhor é uma das principais metas do prefeito Emerson Mariani Dias (Mezo). Os atendimentos itinerantes estão acontecendo a cada mês e são uma forma também de fazer uma busca ativa das pessoas hipertensas, diabéticas, ou que estão com a carteira de vacinação atrasada, por exemplo. Seu Dermival da Câmara Costa, foi se vacinar. “É o seguinte, isso aqui nunca aconteceu, e espero que seja a primeira de muitas vezes. Isso é muito bom. É a saúde chegando até o paciente, não é o paciente que está correndo atrás da saúde”, comentou.

A movimentação foi intensa durante o dia. A dona de casa Odaiza Almeida, comemorou. O atendimento itinerante aconteceu a poucos metros de onde mora. “Eu acho esse atendimento muito importante porque a gente sair daqui para ir consultar em Riachão de Aricobé, é meio difícil, e a gente sair de lá de casa para vir consultar aqui é muito bom, é mais fácil, mais tranquilo, está sendo ótimo e fiz aqui tudo que estava precisando”, disse.

Todas as unidades básicas de saúde de Angical desenvolvem esta ação, e por isso, diversos povoados, inclusive a Reforma Agrária, já receberam a visita do Atendimento Itinerante. “O trabalho tem sido um sucesso porque além de ajudar as pessoas a terem acesso fácil à saúde, hoje o nosso município se encontra com a terceira melhor nota da região Oeste. A gente evoluiu muito. Saímos do zero no início da gestão, e nós já estamos com nota 7.42 na Atenção Básica, à frente de municípios que têm muito dinheiro. Nós estamos desenvolvendo um trabalho com muita organização e graças a Deus nossos indicadores estão excelentes”, disse Vanilton  Ferreira Machado, secretário de Saúde.

ASCOM:  Angical