Prefeito Mezo participa de reunião com representantes do COSEMS e do CONASEMS

Publicado em: 10/11/2021

Ascom Angical

Na quarta-feira (10), o prefeito Mezo esteve em Brasília junto ao Secretário Municipal de Saúde Vanilton Ferreira, para viabilizar as demandas referentes à saúde do município de Angical.

O gestor e o secretário participaram de uma reunião com representantes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde – COSEMS e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS, para solicitarem a liberação do Comando Único da Saúde.

Com a aprovação do Comando único de Saúde, o município de Angical irá fortalecer a gestão e avançar para um novo modelo de atenção à saúde, com um trabalho descentralizado e muito mais próximo da realidade da população.

“A liberação do Comando Único em Angical representará uma nova fase no setor da saúde. Através da gestão plena, o município passa a ter autonomia nas ações e assim, ter mais condições de estrutura-la, com a revisão de processos de trabalho e das áreas de controle, regulação e avaliação dos serviços. Não dependeremos exclusivamente das outras esferas governamentais. Tudo isso irá fortalecer a assistência à saúde da nossa população”, pontuou o prefeito Mezo.

A descentralização das responsabilidades da saúde por meio do Comando Único objetiva principalmente a prestação de serviços com maior qualidade e garantia do controle e da fiscalização por parte dos cidadãos. Nesse modelo de gestão são fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer esta função.

“O município irá receber um recurso definido por base per capita para o funcionamento das ações e assistência a saúde do município assumindo a responsabilidade com os prestadores de serviço do município”, disse o secretário Vanilton Ferreira.