Prefeitura de Angical incrementa ações e prioriza a saúde

Publicado em: 31/8/2021

Jayme Modesto – R-ABJ 3560

Tornar melhor a vida das pessoas está sendo um dos principais desafios do prefeito de Angical Emerson Mariani (Mezo), Entre as principais demandas que vem sendo trabalhadas, o destaque está na área da saúde, que ganhou uma repercussão ainda maior devido ao contexto da pandemia de Coronavírus.

Garantir a saúde dos cidadãos angicalenses tem se tornado prioridade do prefeito Mezo, avanços importantes tem sido alcançados nestes sete meses de gestão.

Com o Slogan Um Novo Tempo para a Saúde, a Secretaria de Saúde do município vem trabalhando com empenho total para trazer benefícios importantes para a população, garantindo acesso a  uma saúde  de  qualidade para todos os munícipes.

Em entrevista o prefeito Mezo falou das dificuldades até aqui, mas também pontuou avanços importantes, principalmente na área da saúde e infraestrutura. “Se me perguntar a casa já está em ordem? Eu diria que não. Mas podemos afirmar que muita coisa já melhorou nestes sete meses de gestão. Inicialmente a nossa preocupação foi melhorar o setor de saúde, principalmente pelo agravamento da pandemia”, esclareceu.

“A nossa primeira ação foi ampliar oferta de consultas com especialidades médicas com atendimento ginecológico e psiquiátrico, agora a secretaria de saúde passa a ofertar também consultas com médico cardiologista, pediatra e ortopedista, procedimentos inéditos na saúde de Angical, essas consultas estão sendo realizadas em unidades de saúde do município para as pessoas que são encaminhadas após atendimento nos postos de saúde. Ampliamos ainda, os atendimentos no núcleo multidisciplinar de saúde que já contava com atendimento de fisioterapia e psicologia, agora conta também com equipamentos e profissionais especializados em fisioterapia, neurológia   e  pediatria, realizando  ainda atendimentos   sócio- assistenciais e nutricionais”, afirmou o secretario de saúde Vanilton Machado.

O secretário esclareceu ainda que as cinco unidades de saúde da família estão agora equipadas  com eletrocardiógrafos, que entrarão em funcionamento no mês de setembro e serão operados por profissionais de saúde capacitados para a realização dos eletrocardiogramas de rotina e urgência.

“Estamos a cada dia buscando melhorias e investindo na saúde da população angicalense, através de convênios estamos atendendo a 19 especialidades médicas como neurologia, neuropediatria, nefrologia, hematologia, urologia entre outros, vale ressaltar que se faz necessário que o paciente esteja cadastrado no município e vinculado a uma equipe de saúde da família”, afirmou o secretario de saúde.

O Prefeito Mezo pontuou outras ações que estão beneficiando as comunidades da zona rural. “Estão sendo construídas três pontes” no povoado de Alto Araguaia em Missão do Aricobé, em parceria com o governo do estado e Consid, recebemos também um Ônibus novo para a educação, através de uma emenda do deputado Antônio Henrique Junior, já implantamos mais de um quilometro de extensão de rede de água no povoado de Ouriçanga. Também estamos pleiteando junto a Embasa a substituição de 1.300 metros de tubulação de Amianto por uma nova tubulação. Assinamos um convênio com a Embasa para obras no sistema de água de Ouriçanga, Gameleira e também um protocolo de intenções para implantação do sistema de esgotamento sanitário. “Estive com o governador Rui Costa na sua visita ao Oeste e estamos indo a Salvador para uma audiência com ele, estamos levando varias demandas e reivindicações importantes para o nosso município”, disse Mezo”.

O prefeito afirmou ainda que, a administração  começou a engrenar. “A casa ainda não está em ordem, mas a gente tem muitas ações para serem realizadas até dezembro e algumas para inaugurar”, concluiu Mezo.

Acompanhado do chefe de gabinete Carlos Rocha, o prefeito Mezo recebeu o Livro que marca os 50 anos de história da Embasa, entregue pelo gerente regional da empresa Lucas Araújo, em seu gabinete na sede da prefeitura.