Secretaria Municipal de Educação promoveu Jornada Pedagógica para planejar ano letivo

Publicado em: 12/3/2021

A Prefeitura de Angical por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu no período de 08/03 a 12/03, a JORNADA PEDAGÓGICA para o planejamento do ano letivo de 2021.

Devido à pandemia provocada pela COVID-19 e a fim de evitar aglomeração, os professores da Rede Municipal foram distribuídos em diversas escolas do município, tanto da sede quanto do Distrito de Missão de Aricobé.

Esse evento que teve como tema norteador dos trabalhos: “Educação em tempos de pandemia: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”, contou com a colaboração de quatro profissionais renomados da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, que ministraram suas palestras através do Google Meet. Os professores do município puderam acompanhar virtualmente nas respectivas escolas.

O Professor Dr. Erikson de Carvalho Martins abordou o tema: O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação em Tempos de Pandemia. “A palestra propiciou momentos de discussões e grandes ensinamentos que servirão de base para as nossas práticas pedagógicas”, afirmou Deise Gonçalves de Souza, professora do município.
Planejamento em tempos de pandemia: desafios e perspectivas foi o tema abordado pela professora Ma. Jânia Cardoso dos Santos. “A palestra foi de grande valia para mim e para as demais colegas que ficaram maravilhadas com os assuntos abordados. Esses ensinamentos nos servirão de base para o enriquecimento da nossa vida profissional” – mencionou a professora do município, Edicleide de Souza Miranda Carvalho.

Quem também deu a sua contribuição foi a professora Ma Sandra Cristina Lousada de Melo, abordando o tema: Avaliação da Aprendizagem em tempos de Pandemia. A professora do município Ana Cláudia Pereira Silva Lobato relatou que “a palestra trouxe possibilidades para a nossa educação melhorar cada vez mais”. A professora Jaine de Oliveira Guimarães Câmara acrescentou que: “a discussão que essa palestra gerou foi muito proveitosa, foi um momento de interação e de troca de experiências que nos encheram o peito de esperança por dias melhores”.

Um momento que também marcou muito os profissionais da educação do município de Angical, durante a Jornada pedagógica 2021, foi a palestra ministrada pela professora Dra. Simone Leal de Souza Coité, com o tema: Currículo e Práticas Pedagógicas em Tempos de Pandemia. A professora Dra. Simone Coité deixou seus conterrâneos maravilhados. “A sua discussão foi bem pontual e muito proveitosa, principalmente quando falou sobre as competências socioemocionais que devem ser preconizadas, principalmente nesse momento atual. Muito feliz por fazer parte de uma educação comprometida e com olhar humanizador”, relatou Aline Soares Ferreira, professora do município.

Todas as palestras e discussões foram mediadas pela equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e pelos coordenadores escolares que aproveitaram a ocasião para discutirem com os professores da rede a proposta pedagógica do município. Com ênfase nas valiosas contribuições trazidas pelos palestrantes já deram início ao planejamento do ano letivo de 2021, a ser iniciado na próxima segunda-feira, dia 15 de março.

A professora Martha Iara Ribeiro dos Santos encantada com o sucesso de uma “jornada de conhecimentos” agradeceu pela interação de toda equipe. “As palestrantes com suas vivências marcarão uma nova fase em nossas vidas. E neste novo tempo, seremos constelações e não estrelas”, mencionou Martha Iara.

O evento contou também com as ilustres presenças do Prefeito do município de Angical, Emerson Mariani Dias (Mezo), e do Secretário Municipal de Educação, professor Joacir Silva do Nascimento. Eles fizeram questão de visitar todas as escolas do município (sede e distrito) para dar boas vindas a cada professor. “Meu compromisso como prefeito é promover uma educação de qualidade” – afirmou Mezo aos professores de Angical.

O Secretário de Educação, professor Joacir, relatou que o evento superou as suas expectativas. “Tenho certeza que a nossa Jornada Pedagógica contribuiu de forma bastante significativa com os conhecimentos de cada professor. Isso refletirá em resultados positivos na aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Trouxemos um tema bastante pertinente ao período de pandemia. Estou muito feliz, pois conseguimos trazer excelentes profissionais para colaborarem com o nosso evento.
Sou muito grato à participação dos professores, ao apoio do nosso prefeito Mezo, ao empenho da minha equipe técnica e pedagógica, aos coordenadores e gestores escolares e aos demais profissionais da educação que contribuíram com o sucesso do nosso evento. A educação de Angical está CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA, NESTE NOVO TEMPO QUE JÁ COMEÇOU”, concluiu o Secretário de Educação dando ênfase a nova logomarca da Secretaria Municipal de Educação.

Professores do município agradeceram aos organizadores e a todos os envolvidos por terem proporcionado uma semana repleta de aprendizagens e parabenizaram a equipe da Secretaria Municipal de Educação na pessoa do Secretário Joacir Nascimento pelo excelente trabalho. “Gostei muito da Jornada Pedagógica. As palestras e discussões me deram mais força e coragem para seguir na minha profissão docente” – disse a professora Maria de Fátima Carvalho de Andrade Oliveira. “A Semana pedagógica foi linda e acima de tudo produtiva. Frutos virão!” – acrescentou a professora Ana Maria dos Santos Ferreira. A professora Jaciara Nadja Oliveira Ribeiro também fez questão de parabenizar o trabalho da prefeitura e da secretaria de educação afirmando que: “em tão pouco tempo de administração já é notório o excelente trabalho, a responsabilidade, o compromisso e os anseios de dias melhores para a nossa educação”.

O NOVO TEMPO JÁ COMEÇOU!

Escrito por: Janete Oliveira Lopes Nascimento